Apresentação


A realidade global quanto ao uso de Tecnologia da Informação (TI) é de demanda crescente, mas com oferta insuficiente de profissionais para atendê-la. Vivemos um tempo de crescente reconhecimento do papel da computação para a inovação nas engenharias, ciências, negócios, educação, entretenimento, e em todos os aspectos de nossas vidas. Consequentemente, o número de empregos em computação cresceu nos últimos anos, enquanto a oferta de bons profissionais não acompanhou esse crescimento e não atende a demanda em alguns países, inclusive no Brasil. Essa realidade iniciou o movimento de outsourcing em alguns países, a exemplo dos EUA, que envolve contratação de empresas de outros países para cumprir demandas locais. Para outros países, essa situação foi vista como oportuna e a produção de software para outros países é uma das atividades que contribuiu para que Índia se tornasse uma economia emergente. O Brasil também é um país que fornece TICs para o exterior, e que apresenta demanda interna reprimida. Segundo a Brasscom, para exportar US$ 20 bilhões em software até 2020, o Brasil terá que formar 750 mil profissionais, sendo que 300 mil profissionais apenas para prestar esses serviços internacionais e o mercado interno demandará outros 450 mil profissionais. Acreditamos que o mesmo vale para o estado do Ceará, que desponta como produtor de TICs.

Nossa intenção é oferecer um curso para a formação de profissionais de excelência na região do sertão central cearense, com base em competências e práticas profissionais atualizadas. Esse objetivo alinha a oferta de estudantes que se formam no ensino médio da região com a demanda global por profissionais de computação, dando-lhes oportunidade de uma carreira promissora e favorecendo o desenvolvimento regional através da produção de TICs. Mais que isso, os egressos do curso de Bacharelado em Ciência da Computação serão capacitados para participar em atividades de pesquisa, possibilitando sua participação para o desenvolvimento científico e tecnológico. Tal desenvolvimento pode influenciar diretamente na criação de novas empresas no setor de TI ou inovação para serviços já existentes, mais uma vez reforçando o potencial do sertão central cearense como polo produtor de TI.

Dados Gerais

O curso de Bacharelado em Ciência da Computação é ofertado no Campus da UFC em Quixadá. O curso é ofertado exclusivamente na modalidade presencial no período diurno com suas disciplinas acontecendo predominantemente no turno da manhã. São ofertadas 50 vagas anuais concentradas no primeiro semestre de cada ano letivo, que são preenchidas através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU/ENEM). O tempo de curso proposto é de 8 semestres (4 anos), sendo o máximo permitido de 12 semestres (6 anos), e a carga horária mínima é de 3.200 horas/aula. O regime de oferta de componentes disciplinares é o semestral. O curso confere a seus egressos, após cumpridos todos os requisitos, o grau de Bacharel em Ciência da Computação.

Formas de Ingresso

O Sistema de Seleção Unificada ENEM/SiSU é a principal forma de ingresso no curso. Outras formas de admissão previstas são através de transferência de curso, obrigatória ou facultativa, além de editais de admissão de graduados e programas de dupla diplomação celebrados entre a UFC e Instituições de Ensino Superior estrangeiras, conforme dispõem o Estatuto e o Regimento Geral da UFC e seus referenciais legais.

Objetivos

O Curso de Bacharelado em Ciência da Computação da UFC em Quixadá tem como objetivo formar profissionais aptos a introduzir melhorias e a participar efetivamente em empreendimentos de software voltados para os mercados local e global, oferecendo a base teórica suficiente para que os seus egressos possam manter-se constantemente atualizados. Além disso, é objetivo deste curso preparar profissionais para construir, usando as técnicas da Ciência da Computação, sistemas de software corretos e eficientes.

Histórico

Conheça um breve histórico da nossa Unidade Acadêmica e do nosso curso aqui.

©2017 - Universidade Federal do Ceará - Campus Quixadá. Todos os direitos reservados.